Planejamento de marketing digital 2019: comece o seu agora!

Planejamento de marketing digital 2019: comece o seu agora!
 
Já pensou no seu planejamento de marketing digital para 2019? O ano está acabando e seus projetos não podem parar! Veja por onde começar!
 

O seu planejamento de marketing digital 2019 não pode ficar para última hora, e nem deixado de lado. O sucesso do seu negócio no mundo digital depende de uma boa estratégia, com ações coordenadas, projetos e metas bem definidos, colocando foco nos objetivos e nos resultados.


Veja esses pontos essências para definir seu planejamento estratégico de marketing digital para 2019.


Antes do planejamento, faça um diagnóstico estratégico.

Se o seu negócio está começando agora, ou se já está rodando há algum tempo, não faz diferença: antes de pensar no seu planejamento estratégico 2019 é fundamental definir seus objetivos sabendo onde está pisando.

 

De acordo com o Felipe Morais, autor do livro Planejamento Estratégico Digital, um bom planejamento deve considerar:  

  • o mercado;
  • os concorrentes;
  • os consumidores;
  • e estar antenado às novas tendências.

 

Defina com clareza os seus objetivos.

Para a correta definição das metas, deve ficar bem claro qual objetivo se quer atingir com as iniciativas e ações digitais.

É importante destacar que, num primeiro momento, você tem que identificar seu ponto A e seu ponto B, sendo A o ponto que você esta hoje e B o ponto aonde você quer chegar.

O seu planejamento estratégico 2019 pode estabelecer objetivos secundários, por plataforma digital, mas é importante que haja uma sinergia entre todos, tendo como foco o atingimento das metas, aonde você quer chegar.

Neste caso, é importante que os objetivos sejam mensuráveis para se verificar, por exemplo, o retorno do investimento: ROI.

Por outro lado, o objetivo pode estar relacionado a um aspecto mais qualitativo como à imagem da marca, reputação e a autoridade, por exemplo. O que também é importante e possui forma particular de medição.

 

Para o planejamento de marketing digital 2019, considere as novas tendências.

Definido o objetivo, o próximo passo é considerar todos os meios e plataformas disponíveis que possam dar retorno mais rápido e com maior rentabilidade.

O mundo digital é muito dinâmico, e o tempo todo surgem novas tecnologias, trazendo novos meios de comunicação, novos recursos e novas redes.

 

Algumas “máximas” do mundo digital já estão bem conhecidas, mas vemos surgir novas tendências de utilização ou intensificação do seu uso, como por exemplo:

 

  • Automação de Marketing

Segundo All Ries, “A internet e a tecnologia da informação mudaram radicalmente o marketing”, e a Automação de Marketing é um exemplo disso.

Trata-se de técnica que utiliza a tecnologia para melhorar os processos de marketing, potencializando as vendas através da integração de plataformas e com uma boa estratégia de comunicação.

Se o seu orçamento de marketing é pequeno ou milionário, pouco importa: a automação de marketing estará a cada dia mais presente no seu dia a dia, aumentando a demanda por profissionais, consultorias e empresas especializadas.

 

  • Inbound Marketing

 As estratégias de atração servem como uma isca, para fisgar o publico para o site da empresa: oferta de e-books gratuitos em troca de um e- mail, por exemplo, já é muito utilizada.

Mas além de atrair, o objetivo também é envolver e levar a uma oferta paga, uma venda.  O que se destaca agora é o uso de uma comunicação mais simples, direta, e que criem valor agregado à marca.

Faça seu planejamento estratégico 2019 levando em consideração a imensa quantidade de informação que existe no universo digital, e procure destacar sua marca de forma a criar sinergia com o seu público.

 

  • Outbounding Marketing

É uma forma mais ativa de prospecção de clientes que está sendo cada vez mais usada, e não pode ficar fora do planejamento de marketing digital para 2019.

Neste caso, ao invés de atraí-los você tem que descobrir quem são seus clientes, aqueles com perfil do seu cliente ideal, e oferecer seus produtos e serviços por meio de: mala direta, propaganda, adwords etc.

Segundo o Google Trends, enquanto o interesse por Inbound Marketing cresceu 25% nos últimos 12 meses, as buscas por Outbound Marketing cresceram 100%.

  

  • SEO (Search Engine Optimization) - Otimização de sites

Produzir conteúdo que eleve o potencial da busca orgânica tem sido foco da maioria das estratégias, batendo recorde de interesse em 2018, e tende a ser intensificado em 2019.

A busca orgânica possui 77% mais confiança que os links patrocinados, segundo estudo da realizado pela Conversion, agência digital de SEO & performance

Pessoas confiam mais em resultados de mecanismos de busca do que na opinião de amigos, jornais e redes sociais, segundo pesquisa feita pela agência Trust Barometer.

As empresas que estão amadurecendo a sua transformação digital já veem a importância do canal orgânico, como forma de aumentar o número de cliques gratuitos, impulsionar a geração de leads e promover a conversão de vendas.

  • Mix de orgânico com Patrocinado

Não é possível atingir todos os objetivos somente com ações orgânicas: as mídias orgânicas e pagas têm que se complementar no seu planejamento estratégico de 2019.

Para quem está em busca de uma melhor performance digital, é imprescindível estar presente com SEO e mídia paga na página de resultados do Google.

O marketing em buscadores, seja de forma orgânica ou paga, é responsável por mais de 52% do trafego para as lojas de pequeno porte de e-commerce, conforme dados divulgados na E-Comerce News.

  

  • Nova geração de mídias sociais

Uma nova geração de jovens, a geração ”Z”, mudou a forma de se consumir internet, provocando mudanças no formato que as redes sociais foram inicialmente idealizadas.                                                                       

Surge, com isso, a segunda geração de redes sociais, a Social Media, para atrair esse consumidor. Uma plataforma criativa, com vídeos, músicas e demais opções de compartilhamento, trazendo uma experiência muito maior de comunicação.

Seu planejamento estratégico para 2019 precisa considerar as redes sociais além das opções de número de fãs e curtidas, e partir para uma estratégia completa de comunicação da sua marca, o que implica em reservar uma verba para impulsionamento.

 

  • Interação com Chatbots: comunicação mais rápida

Os chatbots são robôs que têm como objetivo se comunicar com os usuários que entram no seu site, por meio de chats, ou salas de bate-papos, utilizando para isso recursos da inteligência artificial. 

Uma máquina falando com um humano de forma natural, para ajudá-lo a resolver um problema, e tudo de forma dinâmica e em tempo real, provocando um maior engajamento do usuário.

 

 Monitore todas as ações digitais do seu plano estratégico

Uma das vantagens das ações digitais é que podem ser monitoradas em tempo real. Você não precisa chegar ao final de uma campanha para ver se deu certo ao errado.

Existem muitas ferramentas no mercado que fornecem dados precisos sobre a interação com o anúncio, permitindo ajustes na estratégia, sempre que necessário,

Ao elaborar seu planejamento de marketing digital 2019, não deixe de definir como seu monitoramento será realizado, pois será decisivo para o atingimento das suas metas.

 

Veja no link abaixo os 10 pontos fundamentais sobre marketing Digital!

Planejamento de Marketing Digital: 10 Pontos Fundamentais

 

Fonte: Planejamento estratégico - Felipe Morais // Conversion // E-commerce News // Trust Barometer // All Ries

Você também gostaria de ver:

Wpp

Top