Taxa de Rejeição - O que é?

Analisar teu site hoje e melhorá-lo sempre, faz parte das boas práticas do marketing digital. Saber como está a taxa de rejeição do teu site é bem saudável para poder fazer ajustes e melhorar a experiência dos usuários.

 

  

A primeira coisa a saber é o que é taxa de rejeição.

 

O próprio Google diz que a taxa de rejeição (também chamada de bounce rate) indica o percentual de sessões de página única, na qual a pessoa entrou e saiu do site sem sequer realizar alguma interação com ela. Essa saída se dá de algumas formas como: clicar na seta (ou botão) “voltar”, fecharam o navegador, foram para outro link digitando diretamente na barra de navegação ou mesmo ficando inativos durante 30 minutos.

 Uma taxa de rejeição alta é ruim?

Depende.

Se o sucesso do seu site depende da visualização de mais de uma página pelos usuários, a resposta é sim. Por exemplo, se sua página inicial for a porta de entrada para o restante do site (por exemplo, artigos de notícia, páginas de produtos, processo de checkout) e uma alta porcentagem dos usuários visualizar somente essa página, uma taxa de rejeição alta será indesejável.

Por outro lado, uma taxa de rejeição alta é perfeitamente normal se você tiver um site de página única, como um blog, ou fornecer outros tipos de conteúdo para os quais as sessões de página única sejam esperadas.

 

Quais as médias de Taxa de Rejeição?


Não existe uma Taxa de Rejeição ideal para o mercado de e-commerce em geral. A variação entre segmentos pode torná-la muito diferenciada. Uma boa maneira de compreender se a Taxa de Rejeição está dentro da normalidade é compará-la com as estatísticas médias do mercado. Abaixo, disponibilizamos uma tabela com a Taxa de Rejeição média, dividida por diferentes tipos de sites. Confira:

 

Fonte: Kissmetrics

 

Mas agora falando especificamente das lojas virtuais, você poderia considerar que:

  • Menor que 20%: parabéns, sua loja tem uma excelente taxa de rejeição;
  • Entre 20% e 40%: sua taxa de rejeição está na média de mercado, está aceitável;
  • Entre 40% e 70%: você tem pontos que podem ser melhorados, inclusive, abordaremos a seguir como fazer;
  • Acima de 70%: sua loja possui graves problemas de negócios e tecnológico. Você precisa repensar todo o seu negócio.

No mercado americano por exemplo, segundo estudos, a taxa média de rejeição é de aproximadamente 34%, sendo que lojas de grande porte chegam a ter menos de 10%. Vale lembrar que estamos falando de um mercado evoluído, cujo indicador tende a ser menor que no mercado brasileiro.

 

Vale lembrar que a taxa de rejeição influencia diretamente no posicionamento dos resultados orgânicos de pesquisa do Google.

 

 

 

Como fazer para baixar a taxa de reijeção do meu site?

 

A ideia sempre é melhorar a experiência do usuário, fazendo com que ele se atraia com o seu conteúdo (texto, imagens e vídeos). Abaixo vamos dar algumas dicas de como melhorar a experiência do usuário no site e com isso fazer com que suas sessões não sejam de rejeição.

1)     Evite pop-ups: meio óbvio. Não há nada mais irritante hoje em dia que ver sites com pop-up;

2)     Melhore a legibilidade do conteúdo: diagrame melhor a estrutura do site, torne agradável a leitura de todo o conteúdo na sua página;

3)     Mantenha seu site atualizado: se você quer gerar engajamento e fidelização, atualize regularmente seu conteúdo;

4)     Crie ativos clicáveis: forneça opções para seu usuário interagir dentro do site, seja através de links, infográficos, vídeos, fotos, etc;

5)     Otimize cada página do seu site para uma palavra-chave, ou termo-chave, específico: faça com que o usuário saiba muito bem sobre o que está lendo;

6)     Otimize seus títulos de páginas e meta descrições para SEO: é de suma importância que os usuários que vem através de tráfego orgânico tenham boas experiências dentro de sua página e retornem sempre para ler o seu conteúdo;

7)     Métricas: analise as métricas disponíveis no Google Search Console e Google Analytics: através destas ferramentas, você pode ter mais insights de otimização no seu site com a finalidade de baixar a taxa de rejeição.

 

Sempre aprimore seu site! Atualize!

Não existe uma receita de sucesso, você tem que testar seu público, atrai-lo e agradá-lo.

Sempre tem algo a melhorar em tem site.

Tem alguma dúvida. Fale com a gente!

 

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